À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

13/05/2011

Stiglitz diz que austeridade destrói emprego e crescimento económico

Joseph Stiglitz, prémio Nobel da Economia, diz que as medidas de austeridade impedem os países de gerar emprego e crescimento económico. 

“A austeridade é uma receita que já foi experimentada antes com o mesmo resultado”, disse o economista num discurso citado pela Bloomberg. Implementares cortes de despesa em períodos de fraco crescimento implica maiores níveis de desemprego e penaliza a recuperação, explicou.
As declarações do economista implicam uma crítica às políticas económicas que estão a ser levada a cabo na Europa, onde Portugal, Espanha e a Grécia estão a implementar fortes cortes da despesa para consolidar as contas públicas.

Os lideres europeus têm um “fetiche com austeridade”, disse. “A austeridade não resulta e não levou a economias mais eficientes, com crescimento mais rápido”, avisou o professor da Universidade de Columbia, citado pela agência noticiosa.

85% dos participantes num inquérito feito esta semana acredita que a Grécia vai incumprir a dívida. Portugal e a Irlanda seguem o mesmo caminho, segundo a maioria dos respondentes ao inquérito da Bloomberg. As perspectivas deterioraram-se para os três países face à mesma sondagem levada a cabo em Janeiro.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=484561

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails