À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

13/05/2011

Greves na CP a partir de 28 de Maio

Greve às horas extraordinárias na CP e na CP Carga começa no dia 28 de Maio.
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) vai entregar hoje um pré-aviso de greve às horas extraordinárias na CP e na CP Carga e as paralisações terão início a 28 de Maio, disse fonte sindical.
"Vamos entregar hoje um pré-aviso de greve que retoma as greves na CP e na CP Carga mais ou menos nos mesmo termos em que existia no dia em fizemos o acordo [com a empresa], a 21 de Abril, que é a greve essencialmente ao trabalho extraordinário", disse à Lusa o dirigente do SNTSF José Manuel Oliveira, acrescentando que as greves terão início a 28 de Maio.
A 21 de Abril, três sindicatos que representam os trabalhadores da CP (sindicatos dos ferroviários, dos maquinistas e da revisão) suspenderam as greves em curso e assinaram um acordo com a empresa, depois de a transportadora se ter comprometido a enviar a Governo um estudo para aplicar as cláusulas do Acordo de Empresa no que se refere ao trabalho extraordinário, em dia de descanso e aos feriados.
Como ainda não surgiu uma resposta da parte do Governo, o SNTSF decidiu retomar as greves.
Os trabalhadores da CP iniciaram a 17 de Fevereiro uma greve ao trabalho extraordinário, que se prolongou durante quase dois meses.
Os últimos dados disponibilizados pela transportadora ferroviária à Lusa, indicavam que a paralisação tinha levado à supressão de 3.921 comboios de passageiros entre 17 de Fevereiro e 21 de Março.
A Lusa também contactou o presidente do Sindicato dos Maquinistas, António Medeiros, para saber se a estrutura vai avançar com alguma acção para contestar a ausência de resposta do Governo.
O sindicalista disse que o sindicato está a "analisar a situação", remetendo uma tomada de posição para o final da tarde.
Paralelamente, esta manhã decorreu uma reunião de sindicatos dos transportes e comunicações para analisar a situação negocial nas várias empresas, as consequências do acordo com a 'troika' internacional e eventuais formas de luta para o sector.
"Fizemos um ponto de situação dos processos em cada uma das empresas e foi visto que até ao período das eleições [de 5 de Junho] não se fará qualquer acção concertada", disse José Manuel Oliveira.
As estruturas decidiram, no entanto, "logo após as eleições, ainda no mês de Junho, em data ainda a verificar, fazer uma grande reunião de organizações e dirigentes do sector dos transportes e comunicações para aprovar as reivindicações que se colocam nas diversas empresas face ao que está anunciado".

http://economico.sapo.pt/noticias/nova-onda-de-greves-na-cp-a-partir-de-28-de-maio_118022.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails