À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

10/05/2011

Trabalhadores do D. Maria II convocam greve para quinta-feira

Os trabalhadores do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, marcaram uma greve para quinta-feira, que deverá afectar dois espectáculos de teatro, informaram os representantes sindicais.

A paralisação acontecerá em dois momentos do dia: entre as 10h30 e as 11h30 e entre as 21h00 e as 22h00, coincidindo com o começo dos espectáculos “O fidalgo aprendiz” e “As três irmãs”.

Os trabalhadores entregaram o pré-aviso de greve por se oporem à “imposição da aplicação do regulamento interno do pessoal” e defendem um sistema de avaliação “transparente e negociado”, referem os sindicatos em comunicado.

Em causa estão alterações de horários de trabalho praticados no teatro há mais de vinte anos, quer estejam estipulados nos contratos quer sejam acordados internamente, explicou à Lusa Mário Pegado, do Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos (STE).

“Os trabalhadores ficam totalmente dependentes do horário fixado pelo conselho de administração. Um dia podem trabalhar das 09h00 às 18h00 e na semana seguinte das 13h00 às 20h00, numa ausência total da fixação prévia de horário de trabalho”, disse a mesma fonte.

Os trabalhadores, cerca de 70, optaram por fazer greve em dois períodos específicos do dia, porque coincide com dois espectáculos.

“Não implicará o cancelamento dos espectáculos, mas poderá haver atrasos”, disse o sindicalista.

Além do regulamento interno de pessoal, os trabalhadores apelam a critérios transparentes na avaliação.

“Desde 2009 que o CA [conselho de administração] do teatro está a sujeitar os trabalhadores a um sistema de avaliação, de forma avulsa e sem dar a conhecer o normativo de operacionalização do mesmo. Desconhecem-se as grelhas de avaliação, os critérios e as ponderações de notação”, referem.

“Os trabalhadores estão a ser cobaias deste sistema que ainda não só não produziu os efeitos anunciados como é alterado anualmente sem que os trabalhadores disso sejam informados”, concluiu.

http://www.publico.pt/Cultura/trabalhadores-do-d-maria-ii-convocam-greve-para-quintafeira_1493576

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails