À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

12/11/2009

Portucel vai ter 4.ª inauguração

Na próxima quinta-feira, dia 19, às oito horas, os trabalhadores e as estruturas sindicais da CGTP-IN vão realizar a «quarta inauguração» da nova unidade de produção da fábrica de Setúbal da Portucel Soporcel.
A realização desta iniciativa foi anunciada poucos dias antes da inauguração oficial da nova fábrica, que teve lugar no dia 6, com a participação de um milhar de convidados, entre os quais esteve o Presidente da República, que elogiou e condecorou o patrão do Grupo Semapa (detentor de mais de 75 por cento do capital da Portucel Soporcel), Pedro Queirós Pereira.
O primeiro-ministro, José Sócrates, já tinha apadrinhado dois eventos semelhantes: o lançamento da primeira pedra, a 4 de Março de 2008, e uma visita, a 26 de Agosto de 2009, duas semanas após o início da fase de testes.
Na «quarta inauguração», a Fiequimetal/CGTP-IN e o Sindicato das Indústrias de Celulose, Papel, Gráfica e Imprensa pretendem reivindicar emprego estável e melhores condições de trabalho. Apenas são criados 200 postos de trabalho com vínculo à ATF (a empresa do Grupo Portucel Soporcel que explora a nova fábrica). Estes trabalhadores auferem menos 500 euros por mês do que os seus colegas do lado, na Portucel, além de não terem direitos iguais. Na nova unidade trabalham mais algumas centenas de pessoas, que realizam tarefas permanentes e deviam ter vínculo efectivo, mas estão contratados através de empresas de trabalho temporário ou de prestação de serviços.
Avante - 12.11.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails