À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

26/11/2009

Greves em França na Educação e Correios

Os professores do pré-escolar e ensino primário de França realizaram uma greve, terça-feira, 24, contra a extinção de 16 mil postos de trabalho previstos para 2010, de um total de 50 mil em cinco anos.
A greve, organizada pela Federação Nacional da Educação (FSU), pela FERG-CGT e SUD-Education exigiu ainda a revalorização dos salários, a reforma da formação dos professores e o fim dos precários.
No secundário, as principais organizações estudantis juntaram-se à greve em protesto contra a reforma apresentada recentemente pelo governo e contra a diminuição do número de professores.
Nos correios (La Poste) cinco federações, representando 94 por cento dos trabalhadores sindicalizados, convergiram numa jornada de greve e manifestações em todo o país destinada a contestar o projecto de lei que transforma esta empresa pública numa sociedade por acções, medida que constitui o primeiro passo para a privatização.
Os sindicatos, que já têm uma manifestação marcada para o próximo sábado em Paris, anunciam novas paralisações nas próximas duas semanas como forma de pressão sobre os deputados chamados a debater o projecto em 15 de Dezembro.
Na tarde de terça-feira, os sectores em luta realizaram desfiles que se cruzaram nas ruas da capital francesa.
Avante - 26.11.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails