À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

25/11/2009

Trabalhadores da EMEL em greve 24 horas

Os Trabalhadores da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) estão, esta quarta-feira em greve, durante 24 horas, para contestar o impasse nas negociações do acordo de empresa causado pela discordância em relação aos horários laborais.

Ana Pires, do sindicato que representa os funcionários que fiscalizam o estacionamento em Lisboa, não tem dúvidas de que muitas multas vão ficar por passar.

A dirigente sindical explica os motivos do protesto. Os trabalhadores reivindicam a manutenção das 30 horas actualmente cumpridas pelos colaboradores operacionais.

«Estamos a falar de trabalhadores que sempre trabalharam num determinado ritmo e que não admitem que o mesmo seja aumentado em sete horas e meia. É uma questão de justiça, de ver consagrado o que sempre foi a prática na empresa e o que acontece na Câmara de Lisboa, proprietária da EMEL», refere.

A administração defende, no entanto, que a carga máxima de 30 horas não tem paralelo em nenhuma outra empresa ou sector da actividade e lembra que, na actual conjuntura de instabilidade no mercado de trabalho, os horários de 40 horas são «prática generalizada».

As negociações do acordo de empresa tiveram início em 2005 e conheceram vários avanços e recuos a propósito de outras condições de trabalho, tendo já motivado este ano uma paralisação em Maio.

Além da greve, iniciada às 00:00, vai ser organizada uma passeata com passagem pela sede da EMEL, na Avenida de Berna, e pela Praça do Município, durante a manhã.

TSF - 25.11.09


Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails