À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

27/11/2009

CGTP quer combater demora no diagnóstico de doenças profissionais

A CGTP propôs, esta quinta-feira, ao Ministério da Saúde a criação de um grupo de trabalho destinado a combater a «morosidade» da identificação, por parte dos médicos, de portadores de doenças profissionais.

À saída de uma audiência com a ministra Ana Jorge, o secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, disse ter lançado um apelo à tutela no sentido de «assumir este problema das doenças profissionais» bem como a «necessidade de uma identificação e de uma participação por parte dos médicos sempre que detectam situações que indicíam uma doença profissional».

Para combater a «morosidade» na identificação do problema, a CGTP exigiu ao Ministério que, «numa acção articulada entre o Ministério da Saúde, o Ministério do Trabalho, convocando ou mobilizando sectores profissionais como a Ordem dos Médicos ou a Escola de Saúde Pública, e também sindicatos, se crie um grupo de trabalho ou uma estrutura semelhante que sacuda esta situação de arrastamento e de injustiça profunda».

De acordo com o dirigente da CGTP, a situação actual «está a penalizar o sistema público de saúde porque, muitas vezes, os custos que deviam ser imputados para a condição de doença profissional são imputados como se se tratasse de uma doença comum e é o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o Orçamento de Estado (OE) que acabam por ser onerados».

Estas e outras questões foram apresentadas esta tarde à ministra Ana Jorge, sendo que a CGTP destacou também a precariedade no sector da saúde como um dos pontos centrais do encontro.

TSF - 26.11.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails