À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

26/11/2009

Desemprego em Outubro aumentou 29,1% face ao mês homólogo

O IEFP contabilizava, no final do mês de Outubro, 517 526 desempregados, mais 1,6% do que em Setembro. Os maiores incrementos homólogos registaram-se no sexo masculino e na região do Algarve. Por outro lado, face a Setembro, diminuiu o desemprego entre os que detêm o ensino superior.

Embora as mulheres constituam 54,0% do total de desempregados, os homens são os mais afectados pelo aumento deste fenómeno. De facto, enquanto o desemprego feminino registou um incremento, em termos homólogos, de 18,3%, este valor atinge os 44,6% no caso dos homens. Entre o sexo masculino, os maiores aumentos face a Outubro de 2008 ocorreram entre os indivíduos que detêm o 2º ciclo do ensino básico (56,1%), dos que estão inscritos nos Centros de Emprego há menos de um ano (57,2%) e dos que têm idades iguais ou superiores a 25 anos (44,7%). Quanto às mulheres, os incrementos homólogos são mais acentuados no caso das que detêm o ensino secundário (30,9%), das inscritas nos Centros de Emprego há menos de um ano (22,4%) e das que têm 25 ou mais anos de idade (18,9%). Tanto para os homens como para as mulheres, o desemprego entre os que completaram o ensino superior registou uma diminuição face ao mês anterior: no primeiro caso de 0,5%, entre as mulheres de 5,0%.
Face a igual período de 2008, houve um aumento do número de desempregados registados em todos os níveis de escolaridade. Este incremento é particularmente expressivo nos indivíduos que completaram o 2º ciclo, o 3º ciclo e o ensino secundário (34,7%, 32,1% e 37,3%, respectivamente). Contudo, a maior fatia do total de desempregados em Outubro, 28,2%, detinha o 1º ciclo do ensino básico. Foi no ensino superior que se registou o menor aumento em termos homólogos (15,7%), tendo mesmo ocorrido uma diminuição de 3,6% do número de desempregados com este nível de escolaridade em relação ao mês anterior.
No final de Outubro, os indivíduos inscritos há mais de um ano nos Centros de Emprego representavam 33,5% do número total de desempregados. Em termos homólogos, este indicador aumentou 15,8%, enquanto o número de inscritos há menos de um ano conheceu um incremento de 37,0% face a Outubro de 2008.

O Algarve representa 3,9% do desemprego a nível nacional, apesar de ser a região que regista maiores aumentos, tanto em termos homólogos (81,5%) como face ao mês anterior (14,2%). Todas as regiões sofreram, aliás, aumentos do nível de desemprego, quer em termos homólogos quer face a Setembro. O Alentejo foi onde se registou o incremento homólogo menos expressivo (18,1%). As regiões autónomas dos Açores e Madeira, por seu lado, apresentam valores para este indicador que rondam os 50%.
Face a Outubro de 2008, o desemprego aumentou em todas as categorias profissionais. Contudo, foi nos grupos profissionais “Operários, artífices e trabalhadores similares” (57,22%) e “Quadros superiores da administração pública, dirigentes e quadros superiores de empresas” (32,31%) que este incremento foi mais expressivo. Por outro lado, foi na categoria “Especialistas das profissões intelectuais e científicas” que o aumento homólogo do desemprego foi mais baixo – 13,19%. Representando cerca de 1/5 do total dos desempregados registados em Outubro, o grupo profissional dos “Operários, artífices e trabalhadores similares” é o que conta em termos absolutos com mais efectivos.

Link para boletim

Observatório das Desigualdades - 24.11.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails