O anúncio foi feito à margem de um encontro da Associação francesa dos Produtores de Leite Independentes em Segré, que reuniu cerca de novecentos criadores, nomeadamente responsáveis de associações de produtores belgas e alemães.
A primeira greve de produtores de leite realizou-se em Maio de 2008, na Alemanha e na Bélgica.
Recusando-se a precisar a data exacta, um responsável sindical acrescentou: «Deixam-se ainda alguns dias aos responsáveis políticos para reagirem e tomarem boas decisões. Eles têm o Poder, se o não fizerem, somos nós que retiramos o leite do mercado».
Os defensores da greve reclamam uma organização comum de mercado ao nível europeu para regular e manter os preços.
Em Portugal, "tendo em vista a reunião extraordinária do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia, a 7 de Setembro, dedicada ao sector do leite, o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, convocou os representantes da fileira do leite para reuniões de preparação deste importante encontro a nível europeu".
Segundo um comunicado daquele Ministério, essas reuniões, que incluem representantes da produção, transformação, distribuição e comércio, realizam-se quarta-feira, em Lisboa.
"O objectivo destes encontros é analisar e debater com os agentes do sector leiteiro nacional a situação dos mercados e dos preços, bem como, as condições de comercialização", salienta o Ministério.
Destak.pt - 26.08.09
1 comentário:
Existe um site onde está editado um desafio muito a propósito: Produção e escoamento de leite em Portugal, aceitam-se soluções!
Parece uma oportunidade a alguma ideia que esteja no segredo dos Deuses!
Enviar um comentário