À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

26/08/2009

Instituições de apoio social receiam agravamento de crise para famílias em Setembro

As instituições que trabalham no apoio social receiam que Setembro marque um agravamento da crise para muitos portugueses por causa do fim de algumas prestações sociais. A Caritas diz que vai tentar compensar com a redução de mensalidades.

As instituições portuguesas que trabalham no apoio social temem que o verdadeiro rosto da crise possa surgir depois de Setembro, pois muitos portugueses poderão perder as importantes prestações sociais com a entrada no último trimestre do ano.

À TSF, Luís Costa, da Caritas de Coimbra, explicou que com o encerramento e a entrada em lay-off de algumas empresas, alguns portugueses, dependendo do contrato que tinham, poderão ver a chegada a Setembro como um «período gravoso».

«Ficarão com a percepção mais clara de que esse subsídio tem um termo certo e já verificámos que aqui na região de Coimbra que depois de Agosto já há anúncios de mais falências. Todo este drama se vai agravar logicamente», acrescentou.

A Caritas diz que vai tentar compensar este problema com a redução ao máximo dos custos dos serviços prestados às famílias, que têm crianças nas creches e jardins-de-infância e familiares em lares, centros de dia e apoios domiciliares.

«Sucessivamente, temos recebido pedidos de redução de mensalidades. Naturalmente, para as instituições isso é gravoso porque os custos não diminuíram, no entanto, compreendemos da parte das famílias a incapacidade de subscrever mesmo que sejam mensalidades mínimas», explicou Luís Costa.

Também Isabel Monteiro, da Caritas de Setúbal, disse ser previsível o aumento dos pedidos de ajuda das famílias.

Em declarações ao Diário de Notícias, a responsável do Banco Alimentar contra a Fome, Isabel Jonet, parilha das preocupações de Luís Costa, lembrando ainda que muitas das pessoas que vão perder o subsídio de desenmprego nem sequer se podem candidatar ao Rendimento Social de Inserção.

TSF - 26.08.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails