Encerramento em Portugal, abertura no Egipto. O grupo brasileiro Marcopolo, um dos maiores fabricantes mundiais de carroçarias para autocarros, é rápido a tomar decisões. Tão depressa abriu duas fábricas na Rússia como, face à crise mundial que fustigou particularmente o sector automóvel, fechou uma das unidades e mantém a outra paralisada.
Em Coimbra, onde aterrou em 1990 a primeira fábrica do grupo fora do Brasil, a Marcopolo anunciou, no primeiro dia pós-férias, o encerramento irreversível destas instalações.
Abatidas as frentes industriais portuguesa e russa, a Marcopolo passará a abastecer o mercado europeu, quer por via da exportações quer, sobretudo, através da fábrica que tem em fase final de instalação às portas da Europa. Situada na cidade de Suez, no Egipto, a Marcopolo já aqui produziu 32 autocarros para testes, devendo "passar a operar normalmente a partir de Setembro deste ano".
J. Negócios - 26.08.09
À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.
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