À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

26/08/2009

Leite: Possível greve à escala europeia de produtores

Uma greve do leite à escala europeia poderá ser marcada por volta de 7 de Setembro, data da próxima reunião dos ministros da Agricultura da União Europeia - anunciou hoje um responsável dos produtores de leite belgas.

O anúncio foi feito à margem de um encontro da Associação francesa dos Produtores de Leite Independentes em Segré, que reuniu cerca de novecentos criadores, nomeadamente responsáveis de associações de produtores belgas e alemães.

A primeira greve de produtores de leite realizou-se em Maio de 2008, na Alemanha e na Bélgica.

Recusando-se a precisar a data exacta, um responsável sindical acrescentou: «Deixam-se ainda alguns dias aos responsáveis políticos para reagirem e tomarem boas decisões. Eles têm o Poder, se o não fizerem, somos nós que retiramos o leite do mercado».

Os defensores da greve reclamam uma organização comum de mercado ao nível europeu para regular e manter os preços.

Em Portugal, "tendo em vista a reunião extraordinária do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia, a 7 de Setembro, dedicada ao sector do leite, o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, convocou os representantes da fileira do leite para reuniões de preparação deste importante encontro a nível europeu".

Segundo um comunicado daquele Ministério, essas reuniões, que incluem representantes da produção, transformação, distribuição e comércio, realizam-se quarta-feira, em Lisboa.

"O objectivo destes encontros é analisar e debater com os agentes do sector leiteiro nacional a situação dos mercados e dos preços, bem como, as condições de comercialização", salienta o Ministério.

Destak.pt - 26.08.09

1 comentário:

luís disse...

Existe um site onde está editado um desafio muito a propósito: Produção e escoamento de leite em Portugal, aceitam-se soluções!
Parece uma oportunidade a alguma ideia que esteja no segredo dos Deuses!

Related Posts with Thumbnails