À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

19/01/2011

CGTP considera "absurda" a redução das indemnizações por despedimento

A CGTP considera a pretensão do Governo de alterar os custos com as indemnizações por cessação do contrato de trabalho "absurda, imoral e ilegítima", defendendo que pretende ajudar as empresas a despedir com menos custos.

"O Governo socialista está a fazer propostas que nem governos de direita tiveram coragem de propor no passado", afirmou hoje à agência Lusa Arménio Carlos, da comissão executiva da CGTP, realçando que "o Governo pretende ajudar as empresas a despedir com menos custos, para substituir os trabalhadores efetivos por trabalhadores precários, com salários mais baixos, menos direitos e maior precariedade social".

Em declarações à Lusa, Arménio Carlos manifestou "rejeição total" à proposta de redução dos custos das indemnizações por despedimento, que esteve agendada para a reunião da concertação social prevista para hoje e que foi adiada para segunda-feira.

"A nossa opinião é que neste momento não há qualquer razão para se fazer nenhuma alteração à lei dos despedimentos. Não aceitamos de forma nenhuma as propostas que apontam para facilitar o despedimento", acrescentou.

O sindicalista disse à Lusa que "as propostas apontam para um retrocesso social que merecem a mais firme oposição da CGTP", sublinhando que "depois de toda a flexibilização laboral, não há razão para roubar mais direitos aos trabalhadores".

Contactada pela Lusa, a UGT adiou uma tomada de posição sobre a matéria para quinta-feira.

As organizações patronais com assento na concertação social convergem na necessidade de reduzir os custos das indemnizações por despedimento, alegando que tal evitaria a perda de postos de trabalho, embora divirjam no número de dias que devem ser contados.

Na próxima reunião da concertação social, CIP, CCP e CTP (a Lusa não conseguiu contactar a CAP) deverão, por isso, apoiar a pretensão do Governo de alterar os custos com as indemnizações por cessação do contrato de trabalho.

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) já avançaram com propostas para redução das indemnizações para entre dois terços e metade dos valores atuais.

Neste momento a lei prevê o direito a uma indemnização equivalente a um mês de salário por cada ano de trabalho, sem limite do número de meses nem do montante global máximo, em termos de valor absoluto.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/CGTP+considera+absurda+a+reducao+das+indemnizacoes+por+despedimento.htm

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails