À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

21/01/2011

Actividade económica e consumo privado diminuem

A actividade económica diminuiu em Dezembro, pelo sexto mês consecutivo, acompanhado pelo consumo privado, que desce há oito meses consecutivos, indica o Banco de Portugal.
   
Segundo os dados do Banco de Portugal, «o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da actividade económica, calculado pelo Banco de Portugal, registou uma diminuição face ao observado no mês anterior».
O supervisor acrescenta que «no mesmo período, o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial do consumo privado, calculado pelo Banco de Portugal, voltou a diminuir face ao mês anterior».
 
Em Dezembro, a taxa de variação homóloga da actividade económica fixou-se nos -0,1 por cento, contra os 0,2 por cento registados em Novembro.
   
Este indicador atingiu o seu máximo de 2010 em Abril, Maio e Junho, quando se fixou sempre nos 1,5 por cento.
   
No indicador que mede o consumo privado, a taxa de variação homóloga foi de -0,5 por cento no período em análise, face aos -0,1 por cento atingidos em Novembro.
   
O sentimento económico, indicador com maior volatilidade, passou de 88,5 pontos em Novembro para 91,4 pontos no mês seguinte.
 
O indicador que mede a confiança dos consumidores aponta também para uma diminuição de Novembro para Dezembro, de 50,8 pontos para 48,8 pontos, respectivamente. 

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1763127

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails