À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

19/01/2011

Crise sujeita idosos à violência financeira

O alerta é dado pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima que afirma que muitas famílias recorrem à violência financeira, como forçar uma idoso a assinar um documento ou testamento, para enfrentar as dificuldades relacionadas com a falta de dinheiro.

Forçar uma pessoa idosa a assinar um documento ou a alterar o testamento são alguns dos casos de violência financeira que a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) receia que aumente devido à crise económica que o país atravessa.
Apesar de pouco conhecido, este fenómeno é real, garante a associação que estima que, entre 2000 e 2009, as denúncias de violência sobre cidadãos com mais de 65 anos dispararam para 120 por cento.
Segundo Maria Oliveira, especialista da APAV, estas situações ocorrem porque «as reformas que os idosos auferem em situações de crise constituem uma mais-valia para alguns agregados familiares».
Diz ainda que muitos dos lesados «desconhecem que esta situação é ilegal e que devem gerir o dinheiro de acordo com as suas necessidades e não à medida das exigências dos prestadores de cuidados».
De acordo com os últimos dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, em 2009, cerca de 640 idosos foram vítimas de vários tipos de violência.
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1761172

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails