À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/06/2010

Desemprego em Portugal foi de 10,8 por cento em Abril

A taxa de desemprego em Portugal chegou aos 10,8 por cento em Abril. Segundo os dados divulgados hoje pelo Gabinete de Estatísticas Europeu (Eurostat), o nosso país regista actualmente a quarta taxa mais elevada entre os que pertencem à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Portugal sobe assim um lugar e ultrapassa a Hungria, que em Março detinha o quarto lugar na escala de maior desemprego.
A percentagem de desempregados entre a população activa em Portugal, medida pela OCDE, subiu 0,2 pontos percentuais em Abril, face aos 10,6 por cento observados em Março. Um índice de desemprego que é o mais elevado dos últimos 20 anos.

Entre os restantes países da OCDE, a Espanha continua a ser o que apresenta a taxa de desemprego mais elevada (19,7 por cento), seguido da Eslováquia (14,1 por cento) e da Irlanda (13,2 por cento).

No extremo oposto da escala, as taxas de desemprego mais baixas foram observadas na Coreia do Sul (3,7 por cento) e Holanda (4,1 por cento).

No total de países da OCDE, a taxa de desemprego situou-se nos 8,7 por cento, com o número de desempregados a subir 3,3 milhões para 46,5 milhões de pessoas, enquanto que no conjunto da Zona Euro, a taxa de desemprego subiu dos 10 por cento que tinham sido registados em Março para 10,1 por cento.

Estimativa da Eurostat confirma-seJá no início deste mês, a primeira estimativa do Eurostat para Portugal, relativamente a Abril, apontava para os 10,8 por cento. Na ocasião o secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Valter Lemos, relativizou esta estimativa, contrapondo-lhe com a tendência de queda no número de inscritos nos centros de emprego que tinha sido observada em Abril.

Recorde-se que de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a taxa de desemprego observada em Portugal no primeiro trimestre se fixou nos 10,6 por cento.

As previsões do Governo Português estimam que o país chegue ao final do ano com uma taxa de desemprego de 9,8 por cento, prevendo que no segundo semestre será maior a recuperação do mercado laboral.

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Desemprego-em-Portugal-foi-de-108-por-cento-em-Abril.rtp&article=352239&visual=3&layout=10&tm=6

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails