À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

17/06/2010

Concentrações de ferroviários

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário convocou concentrações, para hoje, em Lisboa, frente ao Ministério dos Transportes, às 10.30 horas, e junto à residência oficial do primeiro-ministro, pelas 12.00 horas. As acções decorrem no âmbito do plano proposto pelo SNTSF/CGTP-IN a todas as estruturas sindicais do sector, «contra o “roubo” nos salários, pela defesa dos direitos e dos postos de trabalho, contra as privatizações, pela contratação colectiva».

Para dia 30 está marcado um dia de acção e de luta em todas as empresas do sector, com os mesmos objectivos.
Na EMEF, a luta no Grupo Oficinal do Porto nos dias 25 de Maio e 4 de Junho, forçou à reabertura das negociações. Na reunião de dia 9, foi possível suspender a escala de serviço, prosseguindo as negociações sobre o subsídio de turno e as concessões para os trabalhadores mais jovens, o Acordo de Empresa e o Regulamento de Carreiras, entre outras matérias. Foi «uma vitória da luta contra as orientações do Governo e dos “sindicatos” que, no terreno, procuram dividir os trabalhadores», realçou o SNTSF.
Nas oficinas do Barreiro, o trabalho está a ser «esvaziado», tendo o sindicato alertado, dia 4, para a possibilidade de encerramento. Para o evitar, «urge retomar a luta em defesa da EMEF, contra a privatização».
O SNTSF efectuou plenários, segunda-feira, em Contumil e em Guifões, estando agendadas reuniões e contactos, a partir de hoje, com os trabalhadores da EMEF, nos restantes locais de trabalho.
Um convívio de ferroviários está agendado para sábado, no Parque de Campismo do Entroncamento, iniciativa que pretende reforçar os laços de fraternidade e de solidariedade entre trabalhadores.

http://www.avante.pt/noticia.asp?id=34030&area=4

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails