O Índice de Expectativa Económica desceu, em Fevereiro, pelo quinto mês consecutivo para o nível mais baixo desde Junho de 2009, revelam dados do barómetro da Marktest para a TSF e o Diário Económico.
O indicador está agora nos 36 por cento e apesar da quebra desde Agosto está mesmo assim acima do valor que se registava há um ano, quando este índice marcava apenas 29 pontos.
Ainda de acordo com estes dados, 40 por cento dos inquiridos entende que a situação económica pessoal estará pior no próximo ano, ao passo que um terço não acredita em mudança, enquanto que 18 por cento vê o futuro com optimismo.
Os mais novos são os mais optimistas e os com rendimentos mais baixos são os mais pessimistas, uma vez que nesta classe quase metade dos inquiridos acredita que as coisas vão piorar. Nas classes mais altas, 50 por cento crê que tudo ficará na mesma.
O Grande Porto é a região do país onde as pessoas são mais pessimistas com 44 por cento a preverem uma degradação das condições económicas pessoais dentro de um ano.
Quando à situação económica do país dentro de um ano, metade dos inquiridos diz que a situação será pior, 25 por cento acredita que tudo será igual, enquanto que 20 por cento prevê uma melhoria.
Entre os votantes do PS, há 37 por cento de optimistas, ao passo que entre os sociais-democratas apenas 19 por cento acreditam que a situação económica do país estará melhor dentro de um ano.
Ficha Técnica:
Esta sondagem da Marktest foi feita para a TSF e o Diário Económico entre 16 e 21 de Fevereiro com o objectivo de conhecer as expectativas dos inquiridos sobre a evolução económica.
A amostra é de 804 inquiridos, todos residentes em Portugal Continental, com mais de 18 anos, e que habitam em habitações com telefone fixo.
Foram feitas 159 entrevistas na Grande Lisboa, 91 no Grande Porto, 130 no Litoral Centro, 150 no Litoral Norte, 179 no Interior Norte e 91 no Sul.
O intervalo de confiança é de 95 por cento e a margem de erro é de 3,46 por cento.
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1507650
Sem comentários:
Enviar um comentário