Dados da Direcção-geral de Energia e Geologia (DGEG) revelam que o preço da gasolina está a subir há quatro semanas consecutivas e o do gasóleo está a aumentar há três.
Desde que o petróleo atingiu níveis recorde, em Setembro de 2008, que não se pagava tão caro em Portugal para abastecer os veículos.
O preço da gasolina praticado nas bombas da Galp está esta semana nos 1,374 euros por litro enquanto o gasóleo custa 1,124 euros. É o valor mais alto em ano e meio.
Em Março do ano passado, de acordo com dados DGEG, citados pelo "Diário Económico", o preço médio da gasolina nos postos de abastecimento nacionais era de 1,157 euros. Já o diesel valia 0,936 euros. Isto significa que os portugueses estão a pagar mais 18,7% pela gasolina do que gastavam há um ano, enquanto que pelo gasóleo os automobilistas desembolsam mais 20% face ao mesmo período do ano passado.
Há um ano, para se abastecer um depósito de gasolina com 50 litros pagava-se 57,85 euros. Hoje paga-se 68,70 euros.
Entre os 27 Estados-Membros da União Europeia, Portugal ocupa o quarto lugar no ranking dos países com a gasolina mais cara. Já os preços do gasóleo aparecem em 11º lugar. Mais caro, só na Holanda, Filândia e Dinamarca, segundo dados da Comissão Europeia.
http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1128&did=93958
À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.
04/03/2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário