À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

04/03/2010

Estivadores finlandeses em greve deixam portos do país paralisados

Todos os portos comerciais da Finlândia estão, esta quinta-feira, paralisados devido a uma greve dos estivadores, decidida após o falhanço de uma negociação-maratona durante a noite, anunciou fonte sindical.

Até ao fim do prazo concedido num ultimato sindical, às 06h00 locais (04h00 em Lisboa), nenhum acordo foi conseguido entre os empregadores e o Sindicato dos trabalhadores dos transportes (AKT), durante as negociações presididas pelo mediador nacional Esa Lonka, indicou o AKT.

A Finlândia depende até 80 por cento dos seus portos para as suas exportações, segundo a confederação patronal das indústrias, EK.

«O encerramento dos portos significa a cada dia 160 milhões de euros (219 M USD) de perdas para as exportações e 120 milhões de euros para as importações», avisou antes da greve o EK, baseando-se nas estatísticas de 2008.

A Finlândia registou no ano passado a sua pior recessão desde 1918.

Em Fevereiro, greves pontuais foram desencadeadas em vários portos do país para acelerar as negociações. Quarta-feira, a greve que paralisou o transporte rodoviário finlandês desde a véspera foi levantada após a conclusão de um acordo.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=1510691

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails