À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

04/03/2010

Ferroviários partem para a greve

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) convocou hoje os trabalhadores da Refer, da CP e da EMEF para uma greve no dia 23.

A paralisação tem como objectivo protestar contra o congelamento dos salários, explica o SNTSF, em comunicado.

O Sindicato diz que a Refer -- Rede Ferroviária Nacional "confirmou que as empresas do sector ferroviário estão impedidas, pelo Governo, de proceder a qualquer negociação de tabelas salariais ou cláusulas de expressão pecuniária".

Na CP - Comboios de Portugal não está marcada qualquer reunião "nem se sabe quando nos irão dizer aquilo que todos sabemos, que estão impedidos de negociarem qualquer cláusula que tenha incidência pecuniária", acrescenta o sindicato.

O SNTSF salienta que, no caso da CP, "alguns trabalhadores" foram aumentados em 2,9%, "com seis meses de retroactivos".

Na Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), estava marcada uma reunião para sexta-feira que foi alterada para dia 15, "por falta de qualquer orientação sobre os salários".

"Perante este facto, coloca-se a pergunta: O que fazer? Vamos aceitar que, por decisão do Governo, os salários dos ferroviários não sejam aumentados?", questiona o sindicato, para apelar a participação dos trabalhadores do sector ferroviário na paralisação agendada para o próximo dia 23.

Já os trabalhadores da Carris e Transportes Sul do Tejo fazem depender uma greve do plenário marcado para o próxima dia 19.

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=94218

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails