À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/11/2009

Operários da Delphi de Ponte Sor já começaram a receber cartas de despedimento

Os operários da Delphi, em Ponte Sor, já começaram a receber as cartas de despedimento e as respectivas indemnizações, disse esta segunda-feira à agência Lusa o secretário-geral do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA), José Simões.

«Os trabalhadores já começaram a receber as cartas de despedimento e alguns até já se encontram em casa com as respectivas indemnizações», disse, acrescentando, no entanto, que existem «alguns problemas» com processos de despedimento que estão a ser entregues a trabalhadores da unidade alentejana.

«Eles (administração Delphi) entregaram os processos às comissões sindicais, mas os documentos estão incompletos e, neste momento, vamos tentar que a empresa clarifique algumas situações», declarou.

Sem especificar, detalhadamente, os problemas que estão a ser detectados nos processos de despedimento, José Simões reiterou que no «final do ano» a empresa encerra definitivamente as portas.

Os 430 trabalhadores estão a ser dispensados no âmbito de um despedimento colectivo e receberão uma indemnização que já tinha sido acordada em 2008.

Nesse ano, aquando do anúncio da decisão de encerramento da fábrica, entidades sindicais e administração acordaram um valor de 2,3 salários por cada ano de trabalho, em termos de indemnização.

A Delphi está sedeada em Ponte de Sor há 29 anos e é a maior do distrito de Portalegre, empregando 2,5 por cento da população do concelho.

A empresa produz apoios, volantes e “airbags” para vários modelos de veículos automóveis.

TSF - 02.11.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails