À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/11/2009

Desemprego nos EUA sobe mais do que o esperado

O índice de desemprego nos EUA subiu quatro décimas em Outubro, fixando-se em 10,2 por cento da população activa, anunciou esta sexta-feira o Departamento de Trabalho.

Em Outubro, a economia norte-americana perdeu 190 mil postos de trabalho, mais do que os 175 mil estimados pelos analistas.

O índice de desemprego de Outubro é o mais alto desde Abril de 1983, isto, seis meses após o términus de uma recessão. Em Setembro, a economia tivera uma perda de 219 mil empregos, situando-se então o índice de desemprego nos 9,8 por cento.

Segundo a administração da Casa Branca, em Outubro o número de desempregados fixou-se em 15,1 milhões de pessoas, das quais 5,6 milhões estão sem trabalho há mais de seis meses, período que normalmente cobre o subsídio de desemprego.

Este indicador representa um nível sem precedentes de 35,6 por cento dos desempregados.

Desde o começo da recessão, em Dezembro de 2007, a maior economia do mundo perdeu 7,3 milhões de postos de trabalho, embora o ritmo de perda de empregos tenha diminuído nos últimos cinco meses.

Contudo, esta sexta-feira, o ouro utrapassou, no mercado londrino pela primeira vez na história os 1.100 dólares, transaccionando-se a 1.101,42 dólares a onça, na sequência de uma nova baixa do dólar, depois de terem sido conhecidos os dados do desemprego.

Numa declaração ao país, Barack Obama referiu algumas das possíveis soluções a estes números, que passam por apoiar os desempregados alargando o subsídio de desemprego para mais cinco meses.

Esta medida representa que 700 mil pessoas vão passar a receber o apoio do Estado, engrossando assim a lista dos 16 milhões que já recebem o subsidio de desemprego.

TSF - 06.11.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails