À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

05/11/2009

Vendas a retalho agravam tendência de queda em Setembro

As vendas no comércio a retalho agravaram a tendência de queda em Setembro na zona euro e na União Europeia, com Portugal a registar o terceiro maior recuo mensal, segundo os dados hoje divulgados pelo Eurostat.

As vendas a retalho desceram 0,7 por cento em Setembro face a Agosto na zona euro, quebra que em Portugal atingiu os dois por cento, enquanto no conjunto dos 27 caíam 0,4 por cento. Em Agosto, os recuos tinham sido de 0,1 da zona euro e de 0,3 por cento na UE-27, com as vendas a baixarem 0,6 por cento em Portugal.

Na comparação homóloga, face a Setembro de 2008, o índice das vendas recuou 3,6 por cento na zona euro e 2,5 por cento na UE, apresentando-se em Portugal em queda de 1,3 por cento.

Entre os Estados membros para os quais existem dados disponíveis, as vendas do comércio a retalho aumentaram face ao mês anterior em seis países e caíram em onze.

As subidas mais acentuadas registaram-se na Áustria (mais 2,5 por cento) e na Eslováquia (1,1 por cento) e as maiores baixas pertenceram à Lituânia (menos 7,6 por cento), Estónia (menos 2,4 por cento) e Portugal (menos 2,0 por cento).
Público.pt - 05.11.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails