À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

26/07/2009

Vale de Cambra - Protesto juntou centenas

A população de Vale de Cambra prepara-se para levar a efeito acções de protesto mensais contra o possível fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP). Prometem calar-se em troca de uma Urgência Básica.

Cerca de 400 pessoas que, ontem, ao fim da tarde, se concentraram junto aos Paços do Concelho numa manifestação promovida pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Vale de Cambra aprovaram uma moção em que se decide por "acções de protesto" a iniciarem-se em Janeiro de 2010, depois da actual legislatura, contra o possível fecho do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Vale de Cambra.

José Gaspar, porta-voz da comissão, fala em "manifestações" e não avança, para já, com outro tipo de acções. Mas entre a população há quem defenda, se necessário, o corte do ICE.

O presidente da Câmara Municipal, José Bastos, afirma que a sua presença na manifestação se deve "à má vontade do Ministério da Saúde em nos ouvirem e de não sermos parceiros activos no futuro da reorganização hospitalar da região".

O autarca só aceita o encerramento do SAP em troca de um SUB. "Queríamos dizer à senhora ministra que não vemos inconveniente no encerramento do SAP se o trocar por um SUB". "Temos condições técnicas e instalação só falta colocar mais pessoas (…) mas como não obtivemos resposta a nenhuma das nossas solicitações não tivemos outra solução a não ser juntarmo-nos à população", concluiu. Recentemente uma reunião daquela comissão juntou três centenas de pessoas no salão dos bombeiros.

J.N. - 26.07.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails