À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

31/07/2009

Produtores de leite lançam "ultimato" desesperado ao Governo

Dezenas de produtores de leite deixaram um apelo "desesperado" ao Governo para que apresse ajudas a um sector que afirmam estar a afundar-se. Reunidos em Vila do Conde, os produtores lançaram um "ultimato" ao Executivo exigindo "medidas urgentes que salvem o sector" e evitem a sua falência.

Carlos Neves, presidente da Associação de Jovens Agricultores do Distrito do Porto (AJAP), sustentou perante os jornalistas os produtores estão "desesperados com a situação em que vivem", alertando que já "este sábado o cenário vai piorar" devido ao anúncio de algumas empresas no sentido de "pagarem menos dois a três cêntimos por litro de leite aos produtores".

"Muitos agricultores estão a aumentar as dívidas, porque não conseguem pagar ou suportar as despesas com as suas explorações", lembrou o dirigente, defendendo que o preço justo a pagar por um litro deveria rondar os "40 cêntimos" quando as empresas pagam actualmente entre "22 e 27 cêntimos".

Carlos Neves fez ainda questão de lembrar que os custos da produção são "muito elevados, porque as rações são caras e os cuidados com os animais também".

O presidente da AJAP aludiu à situação que se vive com o sector em Espanha, "onde o Estado já deu ajudas directas aos agricultores", para dizer que ao sector em Portugal resta esperar que "o Governo os ajude e que faça com que a produção e o consumo se equilibrem".

Com a baixa de preços, já há produtores que acreditam numa entrada rápida no processo de falência.

Carlos Neves deixa o aviso: se "estas manifestações em português suave não resultarem", em Agosto os produtores optarão por "medidas mais intensas" que podem passar por "uma grande concentração nacional".

O dirigente não descarta ainda "formas de luta mais duras", contemplando "bloqueios e manifestações mais agressivas".

RTP - 31.07.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails