Segundo as estatísticas, em Junho deste ano o desemprego no Algarve cresceu 91,5 por cento em relação ao mês homologo do ano passado.
No início da semana, o ministro da Economia e das Finanças, Teixeira dos Santos, apresentou na região o Programa Qualificação-Emprego, que permite aos trabalhadores em que as empresa optem pelo lay-off irem para formação profissional a ganhar o salário na integra.
Apesar de o programa existir desde Janeiro, não tem nada de concreto para o sector turístico.
Ainda assim, Teixeira dos Santos considerou que não é tardio apresentar uma medida destas em Junho no Algarve.
António Goulard, dirigente da União dos Sindicatos do Algarve, criticou esta posição do ministro e o facto de o Governo lançar esta medida perto da campanha eleitoral para as legislativas.
O sindicalista criticou o Governo por só agora «descer ao terreno e começar eventualmente a querer discutir algumas questões», ainda que «num processo de diálogo muito confuso, limitado e cheio de contradições».
«Se até agora não houve inversão do desemprego e sendo certo que em Junho as empresas já fizeram o máximo da contratação, é muito pouco credível que possa ocorrer uma inversão no próximo mês», considerou António Goulard.
Por considerar que a medida agora apresentada pelo Governo devia ter sido anunciada há seis meses, a União dos Sindicatos do Algarve quer mobilizar os trabalhadores para uma semana de protesto entre 15 e 18 de Setembro.
TSF - 30.07.09
Sem comentários:
Enviar um comentário