À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

30/07/2009

Trabalho sazonal não salva Algarve de desemprego superior a 90%

A União dos Sindicatos do Algarve revelou, esta quinta-feira, que pela primeira vez nas últimas duas décadas o trabalho sazonal não salvou a região de um alto nível de desemprego, que atinge níveis superiores a 90 por cento.

Segundo as estatísticas, em Junho deste ano o desemprego no Algarve cresceu 91,5 por cento em relação ao mês homologo do ano passado.

No início da semana, o ministro da Economia e das Finanças, Teixeira dos Santos, apresentou na região o Programa Qualificação-Emprego, que permite aos trabalhadores em que as empresa optem pelo lay-off irem para formação profissional a ganhar o salário na integra.

Apesar de o programa existir desde Janeiro, não tem nada de concreto para o sector turístico.

Ainda assim, Teixeira dos Santos considerou que não é tardio apresentar uma medida destas em Junho no Algarve.

António Goulard, dirigente da União dos Sindicatos do Algarve, criticou esta posição do ministro e o facto de o Governo lançar esta medida perto da campanha eleitoral para as legislativas.

O sindicalista criticou o Governo por só agora «descer ao terreno e começar eventualmente a querer discutir algumas questões», ainda que «num processo de diálogo muito confuso, limitado e cheio de contradições».

«Se até agora não houve inversão do desemprego e sendo certo que em Junho as empresas já fizeram o máximo da contratação, é muito pouco credível que possa ocorrer uma inversão no próximo mês», considerou António Goulard.

Por considerar que a medida agora apresentada pelo Governo devia ter sido anunciada há seis meses, a União dos Sindicatos do Algarve quer mobilizar os trabalhadores para uma semana de protesto entre 15 e 18 de Setembro.

TSF - 30.07.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails