O Sindicato da Hotelaria do Norte acusou este domingo o Grupo Pestana de recusar aumento salariais e anunciou que vai avançar com acções nacionais de protesto na próxima semana.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte (STIHTRSN), Francisco Figueiredo, adiantou à agência Lusa que, «para além de ter congelado salários em 2009, o Grupo Pestana alterou unilateralmente o seguro de saúde reduzindo as coberturas e valências e o regulamento do Fundo de Pensões para não proceder à reposição contributiva» do mesmo.
De acordo com o dirigente sindical, estas posições da empresa foram tomadas «à revelia do estabelecido no contrato de cessão e exploração e o Estado, a quem compete a fiscalização do contrato, através da ENATUR».
Em protesto contra estas decisões, o sindicato vai promover na próxima quarta-feira na Pousada Santa Marinha da Costa, em Guimarães.
«O Grupo Pestana, ao contrário do prometido, não melhorou a ocupação das pousadas, piorou a qualidade do serviço, fez centenas de despedimentos, encerrou pousadas, secções e serviços, afronta direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo de décadas, manifesta um défice democrático e de sensibilidade social, merecendo uma resposta do regulador/Estado, que tarda», afirma o STIHTRSN, em comunicado.
A agência Lusa tentou contactar o Grupo Pestana sobre este assunto, mas tal não foi possível.
TVI24 - 21.06.09
Sem comentários:
Enviar um comentário