À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

25/06/2009

Esperança de vida à nascença: populações dos novos Estados-membros da UE registam menor longevidade

Suecos e espanhóis sãos os mais bem posicionados. Longevidade da população da maior parte dos novos Estados-membros é inferior à verificada nos países da UE-15.

Com uma esperança de vida à nascença de 81 anos, a população sueca e a espanhola apresentam os mais elevados níveis de longevidade no universo dos países da UE-27. A Suécia regista o valor mais alto para este indicador entre a população masculina (79 anos), enquanto a Espanha destaca-se pela longevidade da sua população feminina (esperança de vida à nascença superior a 84 anos). Os nove países com as mais baixas esperanças de vida à nascença fazem parte do grupo dos novos Estados-membros. Comparando a esperança de vida mais elevada (Suécia e Espanha) e mais baixa (Lituânia) neste conjunto de países, percebemos que existe uma diferença superior a 10 anos. Fazendo esta comparação no quadro da população masculina, conclui-se que a diferença entre a esperança média de vida na Suécia e na Lituânia é de aproximadamente 14 anos. Entre a população feminina a amplitude deste hiato é bastante menor.

Para além de ser o país onde este indicador assume um valor mais reduzido, a Lituânia é também aquele em que a diferença entre a esperança de vida feminina e masculina é mais ampla – longevidade feminina é superior à masculina em mais de 12 anos. É interessante verificar que os países que registam para este indicador maiores diferenças entre homens e mulheres são também, na sua maioria, aqueles que têm uma esperança de vida mais baixa. Em Portugal, a longevidade feminina é superior à masculina em cerca de seis anos.

Com uma esperança de vida à nascença de 79,1 anos em 2007, Portugal viu este indicador aumentar desde 1990 cinco anos. A evolução deste indicador em Portugal não foi linear, pois anos houve em que se registou um decréscimo da esperança de vida, sendo que a amplitude do seu aumento é ligeiramente maior nos homens do que nas mulheres. Nos anos para os quais existe informação disponível, verifica-se que a esperança de vida em Portugal é ligeiramente inferior à da média dos países que compõem a UE-27.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails