À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

25/06/2009

EDP regista descida nos consumos de electricidade

Pela primeira vez em muitos anos, a EDP está a registar uma descida nos consumos de electridade, como reflexo da crise económica. Perante as dificuldades financeiras de muitas empresas e particulares, a eléctrica nacional está a estudar medidas para facilitar o pagamento da factura da luz.

Desde o início do ano que a EDP está apresentar uma diminuição na procura de electricidade, mas por enquanto ainda não aumentaram as contas da luz em atraso segundo adiantou à TSF Jorge Cruz Morais, administrador da EDP.

«Nos primeiros cinco meses desde ano houve uma redução do consumo, face a igual período do ano passado, de 3,1 por cento. O que nos registamos com agrado é que o nível da chamada dívida vencida, ou seja, quando passaram os prazos de pagamento, se mantém exactamente igual há um ano atrás», sublinhou.

O valor dos incobráveis também se mantém inalterado, a rondar os 20 milhões de euros.

Em tempos de crise, Jorge Cruz Morais sublinhou que muitas empresas e famílias procuram cada vez mais negociar os termos de pagamento das facturas de electricidade, o que tem permitido à EDP aumentar os acordos para pagar as contas.

A eléctrica nacional está a estudar a criação de tarifas no mercado livre que são revistas todos os meses e não anualmente, como já acontece com os combustíveis.

O adminstrador da EDP reconheceu ainda que a maioria das pessoas prefere saber com o que conta, mas há vantagens neste modelo.

«Pode haver pessoas que queiram a cada momento que as suas tarifas reflictam os preços de mercado e nessa circunstância podem ter tarifas trimestrais ou inclusive mensais. O que a EDP está a pensar, neste momento, é de vir a ter esse tipo de oferta.

Desde modo, os consumidores que optassem por este modelo, que ainda está em estudo, estariam agora a beneficiar de electricidade mais baixa.

TSF - 25.06.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails