À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

23/06/2009

Sindicato lança dúvida sobre números do desemprego

O Sindicato Nacional dos Técnicos de Emprego afirma-se perplexo e desconfia dos números divulgados, na segunda-feira, pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) que indicam que se verificou uma diminuição do desemprego.

Os dados que revelam que, ao fim de dez meses, a variação mensal do número de inscritos sofreu, pela primeira vez, uma diminuição, caiu 0,5 por cento em relação a Abril.

Marçal Mendes, do Sindicato dos Técnicos de Emprego, não possui outros números, mas diz que nos balcões do instituto não houve uma quebra de inscrições de quem ficou sem trabalho.

O dirigente sindical diz que as informações dos técnicos que trabalham indicam que «o fluxo nos centros de emprego não diminuiu, manteve-se na melhor das hipóteses aos níveis que se têm vindo a patentear nos últimos meses».

O sindicato defende por isso a criação de uma comissão independente que avalie de que forma é que o instituto de emprego chega a estas conclusões e entende que o Governo não devia, antes de se chegar a uma conclusão, permitir a divulgação de mais dados.

«Devia proibir o IEFP não de produzir estatísticas oficiais porque esses números não configuram estatísticas oficiais, quem tem esse condão é o INE, mas não devia divulgá-los até que uma comissão independente, composta por elementos não necessariamente todos ligados ao Governo, esmiuçasse ao pormenor como é que estes números são obtidos», afirma Marçal Mendes.

TSF - 23.06.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails