À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

12/07/2011

Dois anos de recessão profunda, prevê o Banco de Portugal

Sérgio Aníbal

Com o consumo privado a sofrer mais do que na crise de 1983 e o investimento a cair a pique, Portugal vai enfrentar este ano e no próximo uma recessão prolongada e profunda, prevê o Banco de Portugal no seu boletim económico de Verão.
O PIB, diz a entidade liderada por Carlos Costa, vai contrai-se dois por cento em 2011 e 1,8 por cento em 2012. No acordo com a troika, projecta-se uma quebra de 2,2 por cento em 2011 e de 1,8 por cento em 2012.

No que diz respeito ao consumo privado, aponta-se para quedas inéditas na história recente do país. Mesmo em momentos de crise acentuadas, este indicador mostrou níveis de resistência impressionantes, mas desta vez tal não acontecerá, prevê o banco. Os portugueses vão, em termos reais, gastar menos 3,8 por cento este ano, com novo recuo de 2,9 por cento no ano seguinte. Marcas que ultrapassam claramente as quebras registadas, por exemplo, em 1978 e 1983, os anos das últimas intervenções do FMI em Portugal.

O investimento regista reduções anuais de mais de 10 por cento nos dois anos e o consumo público de cerca de cinco por cento.

A compensar parcialmente este afundamento da procura interna estarão as exportações, que o Banco de Portugal prevê que possam crescer 7,7 por cento este ano e 6,6 por cento no próximo, em linha com a evolução da procura externa. Isto poderá contribuir para que, segundo as projecções ontem divulgadas, Portugal possa registar um défice externo de 4,4 por cento do PIB em 2012, exactamente metade do valor registado em 2010. O défice da balança de bens e serviços quase que se irá reduzir a zero, passando de 6,5 para 0,7 por cento no espaço de dois anos.

Preocupante para os portugueses é também a previsão de uma diminuição do emprego de 1,1 por cento este ano e de 0,9 por cento em 2012 (cerca de 100 mil postos de trabalho perdidos no total).

http://economia.publico.pt/Noticia/dois-anos-de-recessao-profunda-preve-o-banco-de-portugal_1502402

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails