À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

11/07/2011

CGTP inicia hoje semana de luta marcada por manifestações e plenários

Manifestações, plenários e caravanas de protesto são algumas das acções que vão decorrer em todos os distritos do país no âmbito de uma semana de luta que a CGTP promove a partir de hoje.

“Tempos de Preocupação, Tempos de Acção” é o lema da semana que a Intersindical pretende que seja de “Acção, de Protesto e de Proposta”.

A iniciativa tem como objectivo manifestar o repúdio pelas medidas de austeridade definidas no Memorando da troika (União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu), que a CGTP considera constituírem “um ataque fortíssimo à democracia e à soberania nacional, um golpe de Estado constitucional e uma clara capitulação perante a ingerência externa”.

A central sindical considera ainda que o documento representa a negação do desenvolvimento nacional, um atentado aos trabalhadores e ao povo e um significativo retrocesso social e civilizacional.

De norte a sul do país, todas as capitais de distrito vão ser palco de alguma iniciativa no âmbito desta semana de luta, cujo início ocorrerá em Leiria (Batalha) e em Angra do Heroísmo com encontros de sindicalistas.

O ponto alto da semana está previsto para quinta-feira, com uma manifestação em Lisboa e concentrações no Porto, em Faro e Évora e acções de rua em Vila Real e Aljustrel (no distrito de Beja).

A CGTP-IN promete, no manifesto desta semana de luta, continuar a lutar pelo emprego e pelos direitos do trabalho, por melhores salários e pensões, pela protecção social solidária e universal, pela escola pública e pelo Serviço Nacional de Saúde, pela dinamização do sector produtivo, crescimento económico e pela soberania nacional.

http://economia.publico.pt/Noticia/cgtp-inicia-hoje-semana-de-luta-marcada-por-manifestacoes-e-plenarios_1502254

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails