À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/07/2011

Milhares de portugueses deixam de ter acesso gratuito à saúde

O Governo prepara-se para alterar as regras de acesso à saúde no que diz respeito às taxas moderadoras. A partir de setembro a isenção do pagamento da taxa moderadora será só para quem tiver rendimentos até ao salário mínimo. Todos os restantes portugueses, cerca de metade da população, vão ter que pagar quando se deslocarem a hospitais e centros de saúde, o que irá permitir ao Estado poupar cerca de 550 milhões de euros.

O acordo entre o Governo e a Troika já previa um aumento das taxas moderadoras de acesso à saúde e a partir de setembro será posta em ação essa medida com o executivo de Passos Coelho a mudar as regras que passarão a ter como critério o rendimento dos utentes para efeito de isenções.

A partir de setembro só terá isenção no acesso à saúde aqueles que tiverem rendimentos até ao salário mínimo nacional, sendo que todos os outros vão ter que pagar as já conhecidas taxas moderadoras que vão permitir ao Governo poupar cerca de 550 milhões de euros já este ano.

Com esta medida deixam de ter isenção no acesso ao Serviço Nacional de Saúde milhares de portugueses, independentemente de serem doentes crónicos, dadores de sangue, grávidas ou crianças e desempregados ao que se junta ainda um aumento dos valores das taxas moderadoras.

Segundo o jornal i, que fez as contas ao número de pessoas que estão isentas de pagar, cerca de metade da população portuguesa tem consultas gratuitas nos hospitais ou centros de saúde públicos.

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Milhares-de-portugueses-deixam-de-ter-acesso-gratuito-a-saude.rtp&article=460755&visual=3&layout=10&tm=2

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails