À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/07/2011

Venda da PT por 3.300 euros

Octávio Teixeira

Regresso ao tema das privatizações, agora a propósito da decisão do Governo de acabar unilateralmente com os privilégios de que beneficiavam as acções que detém em três "jóias da coroa" da economia portuguesa: EDP, GALP e PT.
Com essa decisão o Governo abriu a época de saldos nas privatizações, oferecendo o valor estratégico que essas acções representavam em vez de o vender.

Quando as restantes acções daquelas empresas foram privatizadas os compradores pagaram um preço abaixo do seu valor, porque o Estado mantinha direitos especiais que limitavam o poder de decisão dos accionistas privados em questões estratégicas. Agora o Governo nem sequer se preocupou com a recuperação desse abatimento de preço.

O Ministro das Finanças sustentou que essa mais-valia para o Estado se concretizaria quando da venda efectiva das acções, porque para os accionistas o valor das empresas aumentaria com esta decisão. Não é credível que se trate de mera ingenuidade. Que o valor para os accionistas aumenta é um facto. Mas quando delas se desfizer o Estado vai vender acções ordinárias e não acções privilegiadas, pelo que não recuperará nada.

E se isto se aplica a todas as empresas em causa, é claríssimo no caso da PT. Os factos de ter sido a "golden-share" a impedir a OPA da Sonaecom sobre a PT e (numa primeira fase) o negócio da VIVO por parte da Telefónica, contra a vontade de accionistas privados, mostra o elevadíssimo valor efectivo das 500 acções que o Estado detinha.

O Governo irá agora vendê-las por… 3.300 euros (à última cotação). Em suma, o Governo quis presentear os accionistas privados com o valor económico-estratégico das participações estatais. É um inadmissível crime de muitos milhões contra os interesses financeiros do Estado.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=495659

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails