À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

28/07/2009

La Seda põe Portalegre e Sines à venda

A La Seda de Barcelona, empresa espanhola participada pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), informou ontem que está a negociar a venda de uma participação de 40% na fábrica de PTA de Sines por 40 milhões de euros.

O grupo colocou ainda à venda a unidade de produção de PET (politereftalato de etileno) que detém em Portalegre.
O jornal espanhol El País garantia ontem que o banco português teria comprado o capital da Artenius Sines, sociedade do projecto. A La Seda não confirmou. O grupo pretende manter uma participação de 25% no projecto para assegurar o acesso ao PTA, uma matéria-prima para fabrico de plástico.
Em comunicado emitido ontem pela Comisión Nacional del Mercado de Valores, o grupo espanhol adianta que vai realizar um profundo processo de reestruturação que contempla o desinvestimento nos negócios de matérias-primas e concentrar as suas actividades nas aplicações de PET.
A La Seda encontra-se a renegociar com os bancos credores as condições da dívida que ascende a 578,7 milhões de euros, de acordo com o El País.
O grupo irá vender, no total, uma fábrica de PTA, cinco de PET e terrenos, e manter oito fábricas de aplicações, três de PET, três de reciclagem e o centro de desenvolvimento de produtos. A escolha recaiu nas fábricas logisticamente mais viáveis e competitivas face aos produtos provenientes do mercado asiático.
Estas medidas vão implicar a redução da produção de PET de 1,1 milhões de toneladas para metade que será consumida a 50% pelo grupo.
O grupo vai ainda realizar despedimentos nas fábricas que mantiver para operar com um máximo de 100 pessoas em cada uma.
Oje.pt - 28.07.09

1 comentário:

Anónimo disse...

resumindo: lá está o portuga a pagar os calotes de um grupo catalão.

Related Posts with Thumbnails