À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

15/05/2009

"Bela Vista vai na terceira geração de excluídos"

José Charters Monteiro foi o responsável pelo projecto de arquitectura do Bairro da Bela Vista, em Setúbal. A tipologia tem sido criticada, mas o arquitecto diz que o problema está na conjuntura social e não nos edifícios.

"A Bela Vista é apenas o sinal. Com a actual crise de modelo social e económico e perante a ineficiência das medidas de governação, estaremos a caminho do alastramento de processos como os da Bela Vista que se estenderão a muitas outras áreas urbanas empobrecidas e sem futuro viável". A voz crítica, mas ao mesmo tempo preocupada, de José Charters Monteiro reflecte a sua posição quanto a uma intervenção urgente no bairro sadino, acusando, no entanto, o Governo de não lhe prestar "a merecida atenção".

"O seu plano e os seus edifícios são o cenário de um processo onde a miséria da população leva às mais graves consequências", justificou.

O arquitecto realça que a população da Bela Vista representa um "caleidoscópio de culturas e nações", mas também "todo o tipo de carências", que se vieram a acentuar, desde que o bairro foi construído, na década de 70, e enunciou a raiz dos principais problemas: "A generalizada falta de instrução e de formação profissional que abrange as diferentes gerações, o desemprego crónico e o recurso ao rendimento mínimo de subsistência. Estes factores são, por si só, capazes de provocar os maiores problemas sociais e de relacionamento, qualquer que seja a proveniência e composição da população residente e qualquer que seja a área urbana em causa", destacou, para defender uma intervenção "imaterial" que deverá abranger a "educação, a formação profissional e a oferta de emprego".

Além disto, Charters Monteiro realça a necessidade de uma aposta "material", no que respeita à requalificação das componentes construídas, como os espaços públicos e colectivos e os edifícios. "Ao longo de 35 anos e apesar da persistente acção física de destruição e demolição, tem resistido, porque não é uma arquitectura de 'pladur'", salientou.

Em consequência, considera que a conjuntura social tem vindo a criar uma população "excluída". "Vamos na terceira geração de excluídos ", afirmou. Defende a intervenção urgente no bairro, mas destaca que ela "não tem merecido da parte do Governo Central a necessária atenção nem importância".

"Enquanto isto não acontecer, não aparecerá uma primeira e diferente geração de cidadãos na Bela Vista", defendeu, para concluir que a "pobreza material e imaterial é a questão central para as populações, qualquer que seja o seu bairro".

Cardeal apela ao diálogo em visita ao bairro

O presidente da Cáritas Internacional visitou, ontem, o Bairro da Bela Vista e mostrou-se agradado com o trabalho desenvolvido pela instituição. O cardeal hondurenho Óscar Rodriguez Maradiaga não comentou os acontecimentos violentos que assolaram o bairro sadino, mas lançou o apelo: "É importante o diálogo para combater as lacunas sociais", realçou, enaltecendo o "trabalho de amor" feito pela Cáritas, enquanto cumprimentava alguns moradores.

"O bairro não é problemático, algumas pessoas é que são", avançou uma moradora, presa a uma cadeira de rodas, que via passear a comitiva. "Vêm cá, mas fica tudo na mesma", repetia outra, zangada.

Entretanto, o indivíduo tido como principal instigador dos incidentes da Bela Vista foi ouvido no Tribunal de Setúbal, ontem, e ficou obrigado a apresentações semanais na esquadra. O jovem, de 19 anos, foi detido, anteontem à noite, pela PSP, depois de uma entrevista televisiva onde se intitulava o instigador da revolta. A PSP garantiu, entretanto, que ele já estava referenciado, suspeito de estar ligado a dois "carjacking" ocorridos em Setúbal.

J.N. - 15.05.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails