À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

11/05/2009

Vodafone Portugal quer dispensar meia centena de trabalhadores

A Vodafone está a fazer propostas de rescisão de contrato a várias dezenas de trabalhadores em Portugal, num processo que teve início há duas semanas. A empresa admite que as dispensas podem atingir meia centena dos cerca de 1600 trabalhadores.

A directora de comunicação institucional da Vodafone Portugal, Luísa Pestana, confirmou hoje ao PÚBLICO que está a decorrer um processo de propostas de rescisão de contratos por mútuo acordo.

Segundo a empresa, estas reduções poderão “atingir cerca de três por cento do total de efectivos”, o que se traduz em meia centena de trabalhadores do quadro.

Em Fevereiro passado, a operadora de telecomunicações rejeitou notícias que apontavam para uma meta de redução de dez por cento da força de trabalho em Portugal, em 2009, o que representa 160 empregos. E hoje, voltou a negar que esse número esteja em cima da mesa.

O actual processo deve-se, entre vários factores, à “automatização de actividades, à procura de sinergias e à adequação da estrutura [da empresa] à maturidade do mercado móvel”, acrescenta a directora de comunicação institucional, numa resposta escrita.

A empresa diz que em anos anteriores houve também rescisões, que atingiram em média “uma redução anual de cerca de um por cento dos efectivos” da operadora móvel em Portugal.

A base de clientes portugueses dos serviços móveis da operadora cresceu 9,3 por cento entre Dezembro de 2007 e Dezembro de 2008, passando para 5,584 milhões no final do último ano, indicam dados recentes divulgados pela Vodafone, que referia em contrapartida a descida da receita média por utilizador.

Já os números mais recentes da Anacom-Autoridade Nacional de Comunicações, relativos ao último trimestre de 2008, indicam que em Dezembro havia um total de 14,9 milhões de utilizadores portugueses do serviço telefónico móvel, o que se traduziu numa subida de 10,8 por cento face aos números do final de 2007.

Também as chamadas realizadas aumentaram nos últimos três meses do ano passado, face ao mesmo período de 2008: um total de 1,95 mil milhões de chamadas móveis, equivalente a uma subida de 7,8 por cento em relação ao último trimestre de 2007.
Público.pt - 11.05.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails