À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

15/05/2009

Trabalho. Desde o primeiro governo de Cavaco que não era tão mau para os jovens

Francisco Aguiar tem 23 anos e só não está sem trabalho hoje porque um amigo foi de férias ontem, deixando um lugar vago como empregado de mesa num café-restaurante do Chiado, em Lisboa. Francisco foi e, com alta probabilidade voltará a ser, um dos 91,5 mil jovens de-sempregados com menos de 25 anos que actualmente existem em Portugal, segundo dados do Eurostat que colam na perfeição com os que o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgará hoje.

Segundo as estatísticas europeias, em Portugal havia 465 mil pessoas sem trabalho no primeiro trimestre, sendo a taxa de desemprego correspondente de 8,4% da população activa. O Eurostat divulga uma taxa corrigida cerca de uma décima de ponto percentual acima da oficial (do INE). Assim, espera-se que o nível de desemprego que hoje é divulgado suba para 8,3%. A maior parte dos analistas confirma este número; outros estão mais pessimistas, já que os últimos dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional dão conta de um fluxo muito forte de novos desempregados que se registam nos centros de emprego.

Mas quem diz Francisco diz Rui ou Tomás. Todas estas pessoas, contactadas pelo i, fizeram ou fazem parte de uma estatística bem negra: a da taxa de desemprego jovem. Nos primeiros três meses do ano, esta subiu acima dos 18% da população activa com menos de 25 anos. Considerando as últimas décadas percebe-se que a incidência do desemprego na população jovem durante a actual legislatura é a pior desde o primeiro governo de Aníbal Cavaco Silva (entre final de 1985 e meados de 1987). A taxa média de desemprego jovem desde o início do mandato de José Sócrates é de 16,5%, com tendência para subir. No primeiro governo de Cavaco foi de 19,6% e a tendência para descer.

Rui Tato Lima, licenciado em Ciências Políticas, tem hoje 25 anos e "adora o dinheiro que ganha" a trabalhar no Barclays em Dublin, Irlanda. "Acabei o curso em Junho de 2007 e estive 11 meses a procurar trabalho. Só me ofereciam ninharias." Apesar da grave recessão irlandesa, Rui sente-se "bem" e "seguro" no emprego. "Tenho um contrato permanente, ganho cinco vezes mais do que ganharia em Portugal e trabalho numa área em expansão: a cobrança de dívidas de clientes portugueses por abuso do cartão de crédito." De facto, no quarto trimestre de 2008, a taxa de desemprego dos jovens licenciados portugueses (32,3%) foi a mais alta de um grupo de 13 países da União Europeia e ultrapassou a da Grécia, refere o Eurostat.

Francisco Aguiar fez o secundário no Liceu António Arroio, em Lisboa. Sempre que quer ganhar dinheiro a sério parte para outros países. "Tenho ido uma vez por ano à Dinamarca, à apanha de morangos. Ganho 4700 euros por um mês e meio de trabalho e pago lá os impostos. Cá só me aparecem trabalhos tipo carne para canhão. Gostam do meu desempenho, mas em nenhum sítio me fizeram propostas para continuar." O último trabalho de Francisco foi na produção do Cirque du Soleil. "Trabalhei dez horas, a ganhar cinco euros à hora. É mínimo", lamenta. Hoje prolonga a carreira de precário a servir às mesas num café/galeria de arte/restaurante do Chiado, em Lisboa.

Tomás (primeiro nome) estudou artes gráficas na Etic, em Lisboa, e também não tem trabalho fixo. "Neste preciso momento estou a pintar a casa de um familiar. É uma forma rápida de ganhar dinheiro. Tenho tentado a ilustração, mas há muita gente no mercado e ainda não consegui. Por isso o estrangeiro é uma opção em aberto, como tem sido, aliás", explica.
ionline - 15.05.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails