Os dados do Banco de Portugal mostram que, no ano passado, mais 28 mil famílias falharam o pagamento do crédito devido aos bancos.
http://economico.sapo.pt/noticias/mais-de-28-mil-familias-deixaram-de-pagar-credito-a-banca_111681.html
Mais de 4,6 milhões de particulares deviam, no final do ano passado, quase 153,6 mil milhões de euros às instituições financeiras nacionais. Neste universo de devedores - revelado pela Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal - contabilizam-se todas as famílias com um ou mais créditos contraídos, abrangendo, por exemplo, o cartão de crédito ou os empréstimos com maior peso, como habitação ou consumo.
Destes 4,6 milhões de devedores, cerca de 13,8%, ou seja, 636 mil famílias estão a falhar os pagamentos à banca, desde prestações inferiores a mil euros até mensalidades superiores a 200 mil euros. Um número que confirma o excessivo endividamento dos portugueses, mas sobretudo demonstra o agravamento da conjuntura económica portuguesa no decorrer de 2010. Depois de uma redução superior a 34 mil devedores com crédito vencido nos últimos nove meses de 2009 (a CRC só revela dados a partir de Março de 2009), o número disparou em todos os trimestres de 2010, totalizando mais de 28 mil novos incumpridores, o que corresponde a 77 por dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário