À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

22/02/2011

Mais de 28 mil famílias deixaram de pagar crédito à banca

Os dados do Banco de Portugal mostram que, no ano passado, mais 28 mil famílias falharam o pagamento do crédito devido aos bancos.
Mais de 4,6 milhões de particulares deviam, no final do ano passado, quase 153,6 mil milhões de euros às instituições financeiras nacionais. Neste universo de devedores - revelado pela Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal - contabilizam-se todas as famílias com um ou mais créditos contraídos, abrangendo, por exemplo, o cartão de crédito ou os empréstimos com maior peso, como habitação ou consumo.
Destes 4,6 milhões de devedores, cerca de 13,8%, ou seja, 636 mil famílias estão a falhar os pagamentos à banca, desde prestações inferiores a mil euros até mensalidades superiores a 200 mil euros. Um número que confirma o excessivo endividamento dos portugueses, mas sobretudo demonstra o agravamento da conjuntura económica portuguesa no decorrer de 2010. Depois de uma redução superior a 34 mil devedores com crédito vencido nos últimos nove meses de 2009 (a CRC só revela dados a partir de Março de 2009), o número disparou em todos os trimestres de 2010, totalizando mais de 28 mil novos incumpridores, o que corresponde a 77 por dia. 

http://economico.sapo.pt/noticias/mais-de-28-mil-familias-deixaram-de-pagar-credito-a-banca_111681.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails