À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

24/02/2011

Estudantes do Secundário em protesto hoje por todo o país

Várias associações de estudantes de escolas secundárias de diversos pontos do país realizam hoje acções de protesto contra o desinvestimento no sector, a falta de pessoal auxiliar e a efectiva aplicação da educação sexual.
Em declarações à agência Lusa, Luís Encarnação, da Associação de Estudantes da Secundária Gil Vicente, de Lisboa, adiantou que o protesto foi comunicado às restantes escolas do concelho e do país, para que seja "um grande dia de luta nacional".
Inicialmente, o dia de protesto foi marcado por associações de estudantes de escolas secundárias do concelho de Lisboa, mas entretanto aderiram estudantes de outros pontos do país.
"A redução do financiamento das escolas, agravado este ano, tem tido várias implicações na vida dos estabelecimentos de ensino, com a redução do número de funcionários nos bares e nas cantinas, por exemplo", afirmou Luís Encarnação.
Outras bandeiras da luta dos alunos são o fim do desporto escolar, o estatuto do aluno, que afirmam continuar a ser um "problema", e a educação sexual, que dizem não estar ainda em prática em quase nenhuma escola.
Ao contrário do habitual, não haverá qualquer concentração junto ao Ministério da Educação, tendo os estudantes decidido dirigir os protestos directamente para as escolas.
Em Lisboa, estão marcados protestos para as 13.20 horas à porta das Escolas Secundárias Camões, Gil Vicente, Passos Manuel, D.Pedro V, António Arroio, Padre António Vieira, Luísa Gusmão, Carcavelos, José Augusto Lucas, Reynaldo dos Santos, Henriques Nogueira, Stuart Carvalhais e Miguel Torga.
Às 9.40 horas os alunos da secundária Professor José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha, concentram-se junto aos portões da escola. Na Anselmo de Andrade, em Almada, o protesto está marcado para as 10 horas.
Em Coimbra, estão marcadas manifestações às 10 horas à porta da Escola Secundária Avelar Brotero (que se juntará com os estudantes da Escola Secundária Dona Maria) e da Escola Secundária José Falcão
Os estudantes do ensino básico e secundário de Esposende juntam-se às 9 horas na Escola Secundária Henrique Medina e seguem depois para a Câmara Municipal.
Em Braga está marcada uma concentração, também às 9 horas, no Largo da Senhora-a-Branca e os estudantes seguem depois até ao Governo Civil.
Os alunos da Secundária da Senhora da Hora, Matosinhos, manifestam-se às 13.30 em frente à escola. 

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1791972&page=-1

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails