À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

09/11/2010

Número de empresas que fecham em Braga triplicou num ano

O número de empresas que encerram por dia em 2010 no distrito de Braga é o triplo de 2009, revelam dados dos representantes dos empresários e das comissões de trabalhadores.

A Associação Industrial do Minho contabiliza até agora 571 empresas que encerraram só em 2010 no distrito de Braga. Esta situação deixou 24 mil famílias na pobreza.

De acordo com dados avançados à TSF pela Associação Industrial do Minho, fecharam 571 empresas, ou seja, cerca de três ao dia num distrito, que já contabiliza 660 mil desempregados.
Segundo a coordenadora das comissões de trabalhadores do distrito de Braga, apoiada em estudos do IEFP e do Eurostat, traça um quadro negro do distrito.
Ouvido pela TSF, José Sá adiantou que estes encerramentos colocaram 24 mil famílias em situação de pobreza apenas em 2010, o que fez com que o número de novos pobres subisse 20 por cento.
Estas famílias, que podem ter entre um e quatro filhos, estão a ser obrigadas a recorrer a instituições para terem uma refeição quente por dia.
Por seu lado, José Augusto, que também pertence a esta coordenadora, falou mesmo em situações de fome em agregados familiares onde ainda há trabalho.
«A culpa não pode morrer solteira porque foram os políticos que nos desgovernaram e os grandes gupos económicos que usaram e abusaram dos trabalhadores. Há gente que passa fome para poder pagar a renda de casa», acrescentou.
 http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1706693

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails