À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

01/06/2010

Taxa de desemprego quebrou novo recorde de 10,8% em Abril

A taxa de desemprego em Portugal agravou-se significativamente em Abril, quebrando um novo recorde das últimas décadas, ao fixar-se em 10,8% da população activa.

Segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat, Portugal exibe agora a quarta taxa de desemprego mais elevada da Zona Euro, que viu igualmente o desemprego médio subir de 10% para 10,1% entre Março e Abril.

Espanha (19,7%), Eslováquia (14,1%) e Irlanda (13,2%) são os países do euro mais castigados pelo desemprego. Não são apresentados dados actualizados para a Grécia desde Dezembro de 2009.

De acordo com o Eurostat, o universo dos desempregados em Portugal passou de 10,6% em Março para 10,8% em Abril, o que compara com 9,2% em Abril do ano passado.

O agravamento da taxa de desemprego em Portugal surge no final de um trimestre que surpreendeu pela dinâmica da recuperação económica, com o PIB a crescer 1% face ao trimestre anterior e 1,7% por comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados hoje revelados indicam que 595 mil portugueses procuraram agora activamente trabalho sem sucesso. Este valor recorde significa que 76 mil portugueses foram afastados do mercado de trabalho no espaço de um ano – 11 mil só durante o mês de Abril.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=428315

Le taux de chômage à 10,1% dans la zone euro

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails