À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/06/2010

Caixa Geral de Depósitos - 11 mil funcionários fazem greve a 11 de Junho

A greve nas empresas do grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD) marcada para dia 11 irá fechar a maioria dos balcões da CGD nessa sexta-feira de ‘ponte’.

A greve nas empresas do grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD) marcada para dia 11 contra o congelamento salarial irá abranger entre 11 mil a 12 mil trabalhadores e irá fechar a maioria dos balcões da CGD nessa sexta-feira de ‘ponte', avança fonte sindical ao Diário Económico.

"Tendo em conta o actual descontentamento dos trabalhadores e também porque irá realizar-se numa ‘ponte', estamos convictos de que a greve será um êxito e que vai fechar os balcões da CGD e reflectir-se noutras empresas do grupo", defende o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do grupo CGD (STEC), João Lopes. A paralisação abrange os trabalhadores da CGD, Caixa Leasing e Factoring, Fundimo, Caixagest, CGD Pensões, Caixa Capital, Caixanet, Imocaixa e Sogrupo Gestão de Imóveis, referiu o sindicalista.

Em causa está o congelamento salarial imposto pela administração da CGD, que decidiu seguir a orientação das Finanças para atribuir aumentos zero este ano, tal como aconteceu para os funcionários públicos. Em Janeiro, segundo conta João Lopes, a administração chegou a avançar com um aumento de 0,5%. Porém, semanas depois, quando o Governo deu a orientação de congelamento nas empresas públicas, "a administração recuou para o zero". "Este silêncio revela uma falta de respeito pelos trabalhadores do grupo", disse João Lopes.

Fonte oficial da CGD não quis comentar a greve marcada para dia 11 de Junho.

O STEC exige à administração da CGD o "descongelamento imediato das negociações" e um "aumento salarial justo" em todas as empresas do grupo, que dê resposta ao aumento da carga fiscal anunciada pelo Governo. O sindicato reivindica ainda "mais justiça na distribuição da riqueza produzida e o "cumprimento efectivo do horário de trabalho".

http://economico.sapo.pt/noticias/11-mil-funcionarios-da-caixa-fazem-greve-a-11-de-junho_91253.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails