À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/06/2010

A taxa de desemprego atingiu os 10,8% em Abril

Os dados divulgados pelo EUROSTAT confirmam a subida do desemprego em Portugal, contrariando posições que membros do Governo vêm fazendo nos últimos tempos sobre um problema que afecta cada vez mais homens, mulheres e jovens.

A taxa de desemprego atingiu os 10,8% em Abril, colocando o nosso país com a terceira taxa mais elevada da zona Euro e a um ritmo de crescimento superior ao observado na União Europeia a 27. Há um ano a taxa de desemprego era de 9,2, havendo também um aumento face a Março, quando a taxa se situava nos 10,6%.

Os jovens com 22,2% e as mulheres com 11,9%, continuam a ser os grupos mais atingidos e a registar taxas mais elevadas do que na UE 27 e na zona Euro.

Estes números confirmam que neste momento, e perante esta situação, o que se deveria assegurar era a manutenção e ou até mesmo o reforço da protecção social e não a revogação das medidas extraordinárias de apoio aos desempregados, como o Governo erradamente anunciou na passada semana.

Tal facto demonstra a insensibilidade social de um Executivo que é tão hostil para com os desempregados e tão submisso perante as exigências e imposições dos poderosos que, mesmo em tempo de “vacas magras”, não param de receber apoios e acumular lucros.

Para a CGTP-IN é necessário romper com a política seguida até agora, assumindo uma nova estratégia de desenvolvimento que aposte no investimento e na modernização das várias componentes do sector produtivo e tenha como elemento central a resposta às necessidades e aos anseios dos trabalhadores e de outras camadas da população, a criação de mais e melhor emprego, o combate ao desemprego e à precariedade e a melhoria do poder de compra das famílias.

CGTP-IN - 01.06.2010

http://cgtp.pt//index.php?option=com_content&task=view&id=1686&Itemid=1

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails