À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/06/2010

Portugal perdeu em média 243 postos de trabalho por dia nos últimos 12 meses

Paulo Miguel Madeira

Ao longo dos últimos 12 meses, uma média de 243 pessoas por dia ficaram sem posto de trabalho em Portugal. Desde Abril do ano passado até Abril deste ano, as fileiras do desemprego foram engrossadas com mais 89.600 trabalhadores, segundo as contas feitas a partir dos dados do Eurostat, ontem divulgados.

O braço estatístico da Comissão Europeia revelou que a taxa de desemprego aumentou, em Abril, para 10,8 por cento, um novo máximo histórico. Tinha sido de 10,4 por cento em Janeiro e Fevereiro e de 10,6 por cento em Março. O registo equivale a um total de 605 mil desempregados.

Reagindo aos números ontem divulgados, o secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos, afirmou que a previsão é "inadequada" e será revista em baixa pela instituição.

"Os dados que temos disponíveis indicam que esta previsão [de 10,8 por cento] provavelmente ainda não tem em conta os dados de Abril e utiliza, suponho eu, uma técnica de projectar a tendência de acordo com a evolução do ano anterior, ou seja, em função da evolução de Março para Abril do ano de 2009", disse à agência Lusa. Já o primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou que a subida da taxa acompanha "a subida do desemprego na Europa" e que o Governo olha para "alguns sinais positivos" de "inversão dessa tendência". "Temos boas indicações para que a taxa de desemprego se possa reequilibrar nos meses de Verão", acrescentou.

Os dados do Eurostat mostram também que, no último ano, o desemprego aumentou a um ritmo muito mais intenso em Portugal do que no conjunto da zona euro e da UE (ver gráfico), onde o Eurostat estima que em Abril tenha havido respectivamente 15,86 milhões e 23,3 milhões de desempregados. Na zona euro, a taxa subiu de 10 para 10,1 por cento de Março para Abril, enquanto no conjunto da União Europeia manteve-se em 9,7 por cento. Desde que, em meados do mês passado, o INE revelou que no primeiro trimestre a taxa de desemprego ficara em 10,6 por cento que se sabe que o desemprego atingiu máximos históricos. Este valor representava já a taxa de desemprego mais elevada em Portugal desde que o INE começou a compilar esta informação, em 1983. Em Abril, Portugal teve o quarto desemprego mais elevado entre os 16 países da zona euro, superado apenas por Espanha (19,7 por cento), Eslováquia (14,1) e Irlanda (13,2). O valor registado foi também a sétima taxa mais elevada entre os 27 países.

As sucessivas subidas mensais, de uma a duas décimas, reflectem-se em subidas anuais bastante significativas. O desemprego em Portugal registado pelo Eurostat em Abril do ano passado era de 9,2 por cento, depois de já ter subido fortemente na sequência da mais grave crise económica mundial desde a Grande Depressão. O valor relativo a Abril significa que o desemprego aumentou no país mais de 17 por cento num ano, num período em que houve três trimestres de crescimento da economia, se bem que modesto. Na zona euro, o aumento entre Abril do ano passado e Abril deste ano foi de quase 9,8 por cento, enquanto na UE foi de quase 11,5 por cento.

http://economia.publico.pt/Noticia/portugal-perdeu-em-media-243-postos-de-trabalho-por-dia-nos-ultimos-12-meses_1440148

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails