À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

10/06/2010

Saiba quanto vai pagar a mais no IRS

Veja no simulador elaborado pelo JN, em colaboração com a consultora PricewaterhouseCoopers, quanto é que vai receber a menos todos os meses.

Já entraram em vigor as novas tabelas de retenção do IRS. A partir de agora, os trabalhadores vão receber menos no final do mês. Dito de outra forma, os portugueses já entregam ao Estado mais dinheiro por conta do seu IRS anual.

Quando no próximo ano for feito o acerto de 2010, as Finanças terão em conta os valores já entregues. Do ponto de vista do Estado, a mexida nas tabelas de retenção tem simplesmente a vantagem de fazer já em 2010 uma parte importante do encaixe financeiro, beneficiando assim o défice das contas públicas deste ano.

E as taxas anuais do IRS também sobem? Sim, por via da chamada taxa adicional de IRS. As taxas aumentam 1% para rendimentos colectáveis até 17 979 euros por ano (1284,21 euros/mês) e 1,5% para rendimentos superior àquele valor (4.º escalão).Como em 2010 não será tida em conta a totalidade do ano mas apenas sete meses, a subida das taxas será ponderada e, na prática, traduzir-se-á este ano num agravamento de 0,58% (até ao 3.º escalão) e de 0,88% (a partir do 4.º escalão).

Se é trabalhador dependente, veja aqui quanto vai pagar de IRS.

Se é pensionista, veja aqui quanto vai pagar de IRS.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1587433

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails