À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

11/06/2010

Pediatras de Setúbal dizem que estavam disponíveis para manter Urgências abertas

Os profissionais de saúde de pediatria do Centro Hospitalar de Setúbal anunciaram hoje, sexta-feira, que estão em desacordo com o encerramento das urgências daquele serviço no período nocturno e defendem que estavam disponíveis para fazer "um esforço acrescido".

"Discordamos dos argumentos apresentados pois apesar das dificuldades inerentes a este período existe disponibilidade, embora com esforço acrescido, para suprir as necessidades do serviço em prol do bem da população, existindo uma escala de médicos completa, até 15 de Setembro, atendendo aos requisitos exigidos para um atendimento de qualidade (2 pediatras em permanência)", sustentam, em comunicado enviado à Lusa.

Os profissionais de saúde (médicos/enfermeiros/assistentes operacionais) defendem também que os números apresentados pelo ministério (média de inscrição de 8 por dia no período das 0:00 às 9:00) "não reflectem a realidade" da Unidade de Urgência Pediátrica.

"Efectivamente durante esse período são prestados cuidados diferenciados e urgentes a um número mais elevado de crianças/adolescentes cuja inscrição inicial é anterior a este horário, bem como se mantém em total funcionamento, durante o período diurno e nocturno, todos os outros sectores do serviço de Pediatria", acrescenta o documento.

O comunicado refere também que a área de influência não se limita ao concelho de Setúbal, mas também a outros concelhos que estão a "uma distância muito superior a 50 quilómetros do Hospital Garcia de Orta".

"Só por desconhecimento da situação no terreno e das reais necessidades de cuidados urgentes destas populações é possível afirmar a inutilidade deste serviço no período nocturno", refere.

"O atraso na primeira abordagem especializada a uma criança gravemente doente provocado pela distância em questão poderá em muitas situações fazer a diferença no prognóstico", acrescenta.

A terminar, os profissionais de saúde que subscreveram o documento, "recusam qualquer responsabilidade que daqui possa advir", salientando que a "disponibilidade e o esforço suplementar dos profissionais" na elaboração de uma escala que possa suprir as necessidades neste período e manter esta unidade ao serviço da população 24 horas por dia.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1590895

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails