A expectativa dos portugueses em relação à actividade económica desceu para níveis de Setembro de 2008, indica o Barómetro TSF/Diário Económico.
Em Maio, este índice recuou para pouco mais de 24 por cento, idêntico ao de Setembro de 2008, aquando do início da actual crise financeira.
Quando questionados sobre as perspectivas económicas pessoais para os próximos 12 meses, 60 por cento entendem que vão estar piores contra 43 por cento em Abril.
Por outro lado, apenas 10 por cento se revelaram agora optimistas neste aspecto, contra 17 por cento em Abril.
Os dados deste Barómetro indicam ainda que é no Litoral Norte que se encontram a maior percentagem de pessimistas, ao passo que é no Grande Porto onde estão a maior parte dos optimistas.
Quanto à situação económica do país nos próximos 12 meses, os resultados são semelhantes aos obtidos relativamente às perspectivas económicas pessoais.
Seis em cada dez inquiridos não estão optimistas relativamente à situação futura do país, com 30 por cento dos votantes do PS a revelarem-se optimistas, ao passo que menos de 15 por cento dos sociais-democratas acham que a situação vai melhorar.
Ficha técnica:
O Barómetro TSF/Diário Económico tem o objectivo de conhecer as expectativas dos inquiridos sobre a evolução económica e foi realizado entre 18 e 20 de Maio.
Foram entrevistadas 157 pessoas na Grande Lisboa, 93 no Grande Porto, 129 no Litoral Centro, 154 no Litoral Norte, 178 no Interior Norte e 93 no Sul.
A taxa de resposta foi de 15,5 por cento, o intervalo de confiança é de 95 por cento e a margem de erro de 3,46 por cento.
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1582354
Sem comentários:
Enviar um comentário