Os dois navios, comprados pelo Estado português a um consórcio alemão por mais de 800 milhões de euros só têm garantia de um ano, avança o jornal Correio da Manhã, na edição deste domingo.
No final desse prazo, o Estado vai ter que começar a pagar a manutenção. O jornal publica o contrato de aquisição adianta que ao contrário de qualquer outro produto, os navios que vão custar 832 milhões de euros cada, apenas têm 12 meses de garantia após a entrega. Depois de cumprido um ano o Estado vai ter de desembolsar cerca de 5 milhões de euros por ano para a manutenção dos navios.
O primeiro submarino deve chegar às mãos da Marinha em Fevereiro do próximo ano, e o segundo em Setembro.
Já o jornal Público escreve que apesar do caso de alegada burla nos contratos de aquisição, e que levou o Ministério Público a deduzir acusações contra três alemães por burla qualificada, o Estado português dificilmente deverá conseguir anular a compra dos submarinos.
Mesmo que seja provada a burla, os prejuízos para o Estado não ultrapassam os 34 milhões de euros, enquanto que as contrapartidas prometidas pelos alemães ascendem aos 1210 milhões de euros. -
TVI24 - 18.10.09
Sem comentários:
Enviar um comentário